O silício é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. O que promove também a resistência às pragas e doenças. No entanto o seu uso revelou um efeito colateral surpreendente: o desgaste das mandíbulas das cigarrinhas.
Mas o que são as cigarrinhas?
As cigarrinhas são insetos que se alimentam do xilema das plantas, causando danos significativos às culturas. Sua mandíbula é fundamental para perfurar e sugar o conteúdo das células vegetais.
O silício por sua vez é depositado principalmente nas paredes das células da epiderme, contribuindo substancialmente para fortalecer a estrutura da planta e aumentar a resistência ao ataque de pragas. Desse modo o ocorre o comprometimento das mandíbulas das cigarrinhas. Quando elas entram em contato com o silício, as suas mandíbulas sofrem desgastes devido a dureza e abrasividade do elemento. Isso ocorre porque o silício forma uma barreira protetora nas plantas, dificultando a penetração das mandíbulas dos insetos.
O silício é uma ferramenta valiosa na agricultura, não apenas por promover o crescimento saudável, mas também por protege-las contra as pragas. O desgaste das mandíbulas desses insetos é um exemplo da eficácia do silício na agricultura.
Uma resposta