Silício
- Home
- O que é Silício
O que é Silício? Como Usar?
O Silício da Itabio é um insumo agrícola que suplementa a cadeia nutritiva do solo, como possui uma variedade de nutrientes ele vai preencher os possíveis gargalos nutricionais que as plantas podem demandar.
No geral o Silício da Itabio está sendo utilizado por 5 toneladas por hectare. Desta forma o volume nutricional que é retirado nas colheitas é reposto, amenizando assim os possíveis gargalos futuros.
Importância do Silício na Agricultura
O uso do Silício na agricultura é importante por diversos motivos. Além de ajudar a repor os nutrientes do solo que são extraídos pelas plantas, este insumo também:
Benefícios:
- Eleva a qualidade química e física do solo
- Reduz a perda de nutrientes do solo
- Aumenta o pH, assim como CTC do solo
- É fonte importante de micronutrientes
- Diminui custos na produção
Silício Itabio x Fertilizantes Convencionais
Finalmente, existe alguma diferença entre o uso de fertilizantes de silício e fertilizantes convencionais ?
Em essência, esta é uma pergunta que muitas pessoas que trabalham na agricultura têm.
Na verdade, alguns fertilizantes convencionais chegam a incorporar rochas em sua composição. No entanto, há uma diferença entre estes e o pó de rocha Itabio.
Esta é a razão pela qual os fertilizantes convencionais tratam o material de partida com compostos químicos . O principal objetivo deste tratamento é aumentar a solubilidade e concentração de nutrientes .
A adição dessas substâncias químicas frequentemente resulta em fertilizantes convencionais que produzem seus próprios problemas, como :
- Alta taxa de lixiviação
- Compactação do solo
- Acidificação
- Salinidade
- Redução da taxa de retenção de água
O Silício Itabio por ser um mineral primário ele trabalha em sintonia com a microbiota do solo não havendo picos nutricionais e de alterações radicais em sua aplicação, trabalhando de forma homogênea em relação ao solo.